TEATRO UNIVERSITÁRIO REGRESSA A FARO

sin-ceraO grupo de teatro universitário algarvio Sin-Cera conseguiu angariar a verba necessária para retomar o Encontro Nacional de Teatro Universitário, através de financiamento coletivo, que não se realizava há 16 anos.
O financiamento da quinta edição do festival, que vai decorrer entre 27 e 30 de março, no Teatro Lethes, em Faro, estava dependente do resultado de uma campanha de “crowdfunding” (financiamento coletivo) lançada no final de dezembro e cujo objetivo era recolher 2.500 euros até 11 de março e esse objetivo foi alcançado.
Durante o encontro serão apresentadas peças dos grupos Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra (TEUC), Teatro Universitário do Porto (TUP) e Sin-¬Cera, estando ainda prevista a realização de “workshops”, durante o dia, e de tertúlias, à noite, após os espetáculos.
A quinta edição do festival será também uma forma de homenagear o fundador do grupo algarvio, o professor José Louro, sendo que a abertura do festival, no dia 27, vai estar a cargo do Sin-Cera, com a peça “A Cidade Autoada”, uma adaptação de “Um Auto para Jerusalém”, de Mário de Cesariny.
No dia 28 será o TEUC a subir ao palco com “Vitral”, peça que explora o universo de Gil Vicente, sendo o TUP a encerrar o encontro, no dia 29, com “Já Gastámos as Palavras”, um espetáculo de dança-teatro dirigido por Victor Hugo Pontes.
A Companhia de Teatro do Algarve que gere o Teatro Lethes, onde se realizará o evento, precisa que os espetáculos começam às 21:30, com um custo de sete euros para o público geral e de cinco euros para estudantes.
A campanha para realizar o festival foi lançada no âmbito do projeto Q3 – Qualificar o 3.º Setor -, da associação In Loco em colaboração com a Associação Recreativa e Cultural de Músicos.