ONU ALERTA QUE DROGAS MOVEM 320 MIL MILHÕES DE DÓLARES POR ANO

onuA Organização das Nações Unidas alertam o mundo que as drogas constituem uma ameaça internacional que move pelo menos 320 mil milhões de dólares por ano e cujo mercado se manteve estável nos últimos cinco anos.
O alerta foi deixado na abertura de uma reunião da Comissão de Narcóticos das Nações Unidas, que reúne hoje mais de 120 países para debater o problema mundial das drogas.
As drogas ilícitas e o narcotráfico afetam de forma desproporcionada os mais pobres e vulneráveis e na luta contra as drogas o respeito dos direitos humanos deve ser um princípio fundamental e a ONU indica que se devem considerar alternativas à prisão dos consumidores de drogas e sustentou que “os verdadeiros criminosos são os traficantes”.
Já o diretor executivo do Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime, o russo Yuri Fedotov, referiu que as drogas representam uma grande ameaça para a saúde das pessoas e para o desenvolvimento de vários países e que a a magnitude geral da procura de drogas não se alterou substancialmente a nível mundial”, o que contrasta com os objetivos fixados em 2009 para eliminá-la ou reduzi-la de forma significativa até 2019.
Entre os êxitos mais recentes, o responsável do gabinete assegurou que o mercado da cocaína caiu e que as plantações de folha de coca desceram cerca de 26% entre 2007 e 2011.
Já no que diz respeito aos “contratempos”, destacam-se a pioria da situação no Afeganistão, onde no ano passado houve uma colheita recorde de ópio, de 209 mil hectares, e o “dramático” aumento da violência na América Central, uma realidade que exige “uma resposta urgente”.