EX-PRIMEIRO-MINISTRO DA LÍBIA EM FUGA VIAJA PARA A ALEMANHA

Ali ZeidanAli Zeidan é o primeiro-ministro líbio demitido e em fuga, fez uma escala de algumas horas em Malta, na terça-feira, antes de partir para a Alemanha.
O chefe de governo de Malta, Joseph Muscat, indicou numa entrevista à televisão que o avião de Zeidan tinha “parado em Malta durante duas horas para reabastecer antes de partir para um outro país europeu”.
Depois, Zeidan partiu de Malta noutro avião enquanto que o aparelho do Estado líbio que o tinha transportado até Malta regressou já à Líbia.
Ali Zeidan foi demitido na terça-feira das suas funções pelo parlamento da Líbia, após um longo ‘braço de ferro’ entre os poderes executivo e legislativo que quase paralisou o país, em confusão e com tendências separatistas.
A aprovação de uma moção de desconfiança contra Zeidan ocorreu depois de um navio-cisterna norte-coreano carregado com petróleo de um porto controlado pelos rebeldes no leste da Líbia ter quebrado um bloqueio naval e escapado, apesar das ameaças do Governo líbio de o deter, pela força se necessário.
Na terça-feira à noite, o procurador-geral da Líbia emitiu uma proibição de viajar em relação a Zeidan.