TROMPETISTA PORTUGUÊS MARCO SILVA ESTREIA “CIRCUM-TOCAR”

Marco Silva (Direitos Reservados)A peça é apresentada em estreia absoluta, num concerto agendado para o auditório do Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa, que conta também com a participação da pianista Isolda Rubio Crespi, esta quarta-feira.
O compositor vai assistir ao concerto que tem ainda no programa, as peças “Concertino”, de André Jolivet, o 1.º andamento da Sonata para trompete e piano, de Paul Hindemith, e “Dança Espanhola”, de Rodion Shchedrin.
Cláudio Cruz, maestro e violinista brasileiro, venceu diversos concursos no Brasil, tendo sido premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte em 1985. Recebeu o Prémio Carlos Gomes, em 1997, e um Grammy Latino, em 2002.
Marco Silva, de 21 anos, faz parte da The West European Studio Orchestra e é reforço da Orquestra do Teatro Regio de Turim, no norte de Itália, terminando a licenciatura, com 19 valores, na Escola Superior de Música de Lisboa, o ano passado, com os professores Stephen Mason e David Burt. Fez parte da lista de reforços da Ochestre de Jeunes de la Méditerranée, de França, e participou na estreia nacional de “Axion”, de Marc-André Dalbavie, no âmbito do Festival Debussy, realizado pelo Instituto Francês de Portugal e pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Natural de Maia, Marco Silva apresentou-se a solo com a Orquestra Calouste Gulbenkian e em vários recitais em Portugal e no estrangeiro e tem sido laureado várias vezes, tendo ganhado o concurso Jovens Promessas em 2007/2008 e, anteriormente, foi o 1.º classificado na categoria B Júnior do concurso Manuel Ivo Cruz. Já em 2011 e 2012, venceu o Concurso Nacional Terras de La-Sallette na categoria sénior e, em 2010, foi o 1.º classificado do Prémio Jovens Músicos, no Nível Médio.
A pianista espanhola Isolda Rubio Crespi, de 37 anos, é pianista acompanhadora e professora de piano na Escola Profissional Artística do Vale do Ave, desde 2005, e igualmente pianista acompanhadora na Universidade do Minho, em Braga e na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto.