GULBENKIAN FINANCIA PROJETO EDUCATIVO PARA SURDOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

GulbenkianA Fundação Gulbenkian está a financiar um projeto que pretende estabelecer uma estrutura educativa para as crianças surdas são-tomenses, criando um conjunto de ferramentas para o Governo poder replicar a iniciativa.
O objetivo deste projeto intitulado “Sem Barreiras” é criar um conjunto de ferramentas que permita, posteriormente, ao Governo são-tomense desenvolver este tipo de iniciativa.
O projeto pretende desenvolver a língua gestual, dar apoio ao Ministério da Educação, Cultura e Formação para integrar a língua gestual no currículo do ensino especial, a integração do rastreio auditivo neonatal universal no Plano Nacional de Saúde, o rastreio áudio-fonológico e o rastreio cognitivo das crianças sinalizadas com surdez.
A elevada taxa de surdez nas crianças de São Tomé e Príncipe foi detetada por uma missão de otorrinolaringologia”, liderada pelo médico João Paço, do Hospital CUF/Infante Santo, no quadro de um projeto intitulado “Saúde para Todos – Especialidades, do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF)”, criado em 2003.