O governo do Ontário adianta que vai disponibilizar até $190 milhões para ajudar os municípios, incluindo Toronto, a pagar o custo de limpeza e recuperação associados à devastadora tempestade de gelo de Dezembro.
A ministra dos Assuntos Municipais e Habitação, Linda Jeffrey, disse na quarta-feira que o dinheiro será dividido entre os 32 municípios e cidades que procuraram ajuda financeira da província.
A enorme tempestade de gelo que atingiu a GTA em 21 de dezembro de 2013, derrubou linhas de energia e deixou 600 mil clientes no Ontário sem energia. Na GTA, esta teve um custo estimado de $275 milhões, incluindo $106 milhões para Toronto.
Jeffrey salientou que a ajuda do governo vai cobrir coisas como centros de aquecimento, os custos policiais adicionais para gerir a situação de emergência e a limpeza de detritos para garantir a segurança pública. Mas adicionou que o dinheiro não cobre a substituição das árvores. O vice-presidente de Toronto, Norm Kelly, indicou que praticamente todos os custos incorridos na cidade devem ser elegíveis no âmbito deste programa e demonstrou a sua satisfação com o anúncio feito pela província. Por seu lado, o administrador da cidade, Joe Pennachetti, referiu que a estimativa de $106 milhões para a tempestade de gelo em Toronto foi revista em baixa para $94 milhões e que a cidade apresentou uma fatura final de $86.5 milhões.
A tempestade de gelo sem precedentes, causou estragos em muitas partes da província, incluindo Mississauga e Brampton, que estimam os custos de limpeza e recuperação em $25 milhões e $51 milhões, respectivamente.
Responsáveis municipais da cidade de Vaughan apontaram um custo de $21 milhões.