LEGISLATURA DO ONTÁRIO RECOMEÇA COM FOCO EM POTENCIAL ELEIÇÃO NA PRIMAVERA

Imagem de arquivo do Queen’s Park. CityNews / Shawne McKeown
Imagem de arquivo do Queen’s Park. CityNews / Shawne McKeown
Imagem de arquivo do Queen’s Park. CityNews / Shawne McKeown
Imagem de arquivo do Queen’s Park. CityNews / Shawne McKeown

Os membros do parlamento provincial (MPP’s) regressaram aos trabalhos no Queen’s Park, com um foco na discussão do próximo orçamento e uma possível eleição na primavera no horizonte.
Os partidos da oposição continuam a atacar a primeira-ministra Kathleen Wynne em relação à economia, o emprego e o orçamento de primavera. Numa carta, a líder do NDP Andrea Horwath renovou o seu aviso à primeira-ministra dizendo que o seu partido “não vai apoiar novos impostos” no orçamento da primavera.
No entanto, Wynne não parece disposta a afastar-se de novo financiamento para o trânsito, o que poderá incluir portagens ou um imposto sobre a gasolina.
Ela salientou que haverá um fluxo de receita para a expansão de transporte público e espera reunir-se com Horwath para discutir o assunto.
Entretanto, o líder do partido Conservador Tim Hudak referiu que é lamentável que “Wynne veja os contribuintes como ferramentas de receita”, e que a primeira-ministra não está a fazer nada para criar empregos. O foco principal da sessão atual será a apresentação do orçamento, e os Liberais – em minoria – precisam do apoio do NDP para o aprovar, a fim de evitar um ato eleitoral antecipado. Para já, Horwath não disse se vai realmente votar contra.
Espera-se que o orçamento provincial seja discutido no final de março ou início de abril.
Enquanto isso, os MPP’s votaram por unanimidade substituir a bandeira do Ontário, no mastro sul, com a bandeira do arco-íris, durante o restante período dos Jogos Olímpicos de Inverno Sochi 2014, como sinal de solidariedade, depois que a Rússia aprovou uma lei anti-gay.
Em 10 de fevereiro, os três partidos pediram ao Orador a permissão para hastear a bandeira do orgulho, mas esta só foi concedida na terça-feira. A bandeira do arco-íris foi hasteada em edifícios municipais em todo o Canadá, incluindo na Câmara Municipal de Toronto.