SONDAGEM DÁ VANTAGEM AOS CONSERVADORES NO ONTÁRIO

pollPoucos dias depois dos Liberais terem sofrido um rude golpe com duas derrotas nas eleições complementares provinciais, uma nova sondagem sugere que a maioria dos residentes do Ontário gostaria de ver uma mudança no governo.
“A maioria (69%) dos Ontarianos acredita que “é hora de outro partido provincial assumir a governação da província”, 6 pontos mais do que a anterior indicação de novembro do ano passado, indicou o entrevistador em comunicado.
Cerca de 60 por cento dos entrevistados também disseram que sentem que o Ontário está a “ir na direção errada”.
A sondagem online – realizada pela Ipsos Reid entre 4 e 7 de fevereiro para a CTV, CP24 e Newstalk 1010 – também perguntou aos eleitores em quem eles votariam se uma eleição provincial acontecesse amanhã. Esta mostra que entre os eleitores decididos, os Liberais (31 por cento) estão agora atrás dos rivais Conservadores Progressivos (34 por cento) em popularidade e estão empatados com o partido Nova Democracia (31 por cento). O Partido Verde do Ontário ficaria com quatro por cento dos votos, enquanto que 16 por cento dos entrevistados afirmaram que estavam indecisos.
Na GTA, a sondagem mostra que os Liberais são mais fortes na área 416 com o apoio de 43 por cento, enquanto que os Conservadores Progressivos são mais fortes na região 905 com 48 por cento de apoio.
A notícia vem no seguimento da “derrota” da primeira-ministra Kathleen Wynne, que no início desta semana tentou mostrar uma cara feliz, no rescaldo das perdas em Thornhill e Niagara Falls.
Enquanto alguns têm especulado que a mais recente derrota na eleição parcial poderá despoletar um ato eleitoral na primavera, a líder do NDP Andrea Horwath garantiu que não vai estar “focada na febre eleitoral”.
Embora o PC possa liderar em popularidade como partido, a sondagem salienta que o líder do PC Tim Hudak conta apenas com 28 por cento de popularidade pessoal para suceder como primeiro-ministro da região. Cerca de 32 por cento, considera que Andrea Horwath seria a melhor primeira-ministra, enquanto que 31 por cento optaria por Kathleen Wynne. A sondagem, que entrevistou 828 Ontarianos online foi realizada entre 4 e 7 de fevereiro e tem uma margem de erro de mais ou menos quatro pontos percentuais.