A Sociedade de Alzheimer do Ontário, em parceria com o governo do Ontário, está a expandir o programa pioneiro Finding your Way (Descubra o seu Caminho), uma iniciativa multicultural de consciencialização da segurança para pessoas com demência, que podem desaparecer ou ficarem perdidas. O programa – inaugurado em 2013 – visa prevenir que pessoas que sofrem de demência “vagueiem” e desapareçam, ajudando cuidadores e familiares a prepararem-se para a eventualidade destes incidentes acontecerem.
O programa multilíngue de prevenção do desaparecimento de pessoas, que recebeu mais de $1.5 milhões, do governo do Ontário, foi expandido para os idiomas Italiano, Espanhol e Português, passando a abranger os habitantes do Ontário, cujo primeiro idioma possa não ser o Inglês ou Francês. Outras línguas já disponíveis por toda a província são Inglês, Francês, Cantonês, Mandarim e Punjabi.
“À medida que a incidência da doença de Alzheimer aumenta, aumenta também o comportamento de risco que leva ao desaparecimento. A realidade é que a doença afeta homens e mulheres de todas as raças, religiões e estratos socioeconómicos, sublinhando a necessidade de chegar a todos os grupos etno-culturais”, disse Gale Carey, diretora-executiva da Associação de Alzheimer do Ontário, durante o anúncio na terça-feira.
Por seu lado, Mário Sérgio, o ministro responsável pelos Assuntos dos Idosos, salientou que através do Plano de Ação do Ontário para cidadãos da Terceira Idade, “estamos a trabalhar com pessoas que enfrentam a demência e as respetivas famílias para melhorar a segurança e a proteção dos cidadãos da Terceira Idade”.
Para o efeito, é disponibilizado um kit de segurança, que contém ferramentas e recursos que ajudam a garantir a segurança da pessoa que sofre de demência, sem a privar da sua independência ou dignidade, e informação que ajuda as famílias a criar planos de segurança personalizados.
Cerca de 200 mil residentes do Ontário, com mais de 65 anos, sofrem de demência, um aumento de 16 por cento, nos últimos quatro anos. Até 2020, cerca de 250,000 idosos do Ontário irão sofrer de algum tipo de demência.