MONTREAL: AUTOESTRADA 40 ENCERRADA APÓS QUEDA DE FRAGMENTOS DE BETÃO

acidente montrealApós a queda de um fragmento de betão sobre uma viatura que circulava na auto-estrada 40, esta foi totalmente encerrada. O incidente, ocorrido por volta das 11h40 de segunda-feira, provocou apenas danos materiais, não se registando nenhum ferido. Apesar da comunicação do Ministério dos Transportes do Québec informando que a estrutura não se encontra danificada, durante o período da noite foi realizada uma nova inspeção.
Uma automobilista que circulava no viaduto, junto à Avenida Henri-Bourassa Oeste, viu a sua viatura ser atingida por um pedaço de betão e, embora não tenham resultado feridos, o carro ficou em mau estado. Outros veículos tiveram danos ao nível dos pneus, tendo estes sido furados ao passar sobre os detritos dos fragmentos de betão que se acumularam na faixa de rodagem. O incidente forçou ao encerramento da rodovia e, como medida de precaução, também o viaduto Hymos, localizado nas proximidades, foi vedado.
Entretanto, os inspectores e engenheiros do Ministério dos Transportes do Québec estiveram presentes no local para realizar auditorias e inspecionar a estrutura do viaduto, parcialmente sob a tutela deste organismo e da cidade de Montreal. Após conclusão da avaliação, decidiram reabrir a circulação anunciando que não havia perigo para os automobilistas. De acordo com as análises preliminares, os numerosos ciclos de gelo e desgelo poderiam ter “causado a fragmentação do betão”, informou Caroline Larose, porta-voz da Transport Quebec. Porém, “a estrutura em si é segura”, assegurou ela explicitando que as porções de betão que se desprenderam eram do nível superficial do revestimento do viaduto. Esta estrutura data de 1965.
Após três horas de encerramento a autoestrada foi reaberta, mesmo a tempo para arquear com o tráfego da hora de ponta, mantendo mesmo assim uma faixa encerrada, mas permitindo a fluidez do trânsito.