ONTÁRIO RECONSIDERA IMPOSTO SOBRE COMPRADORES ESTRANGEIROS PARA ARREFECER O MERCADO DE HABITAÇÃO DA GTA

Um imposto a aplicar sobre os compradores estrangeiros está a ser considerado novamente no Ontário, com o ministro das Finanças a dizer na quinta-feira que é uma opção possível que ele está a avaliar para arrefecer o mercado imobiliário.
O preço médio das casas vendidas na área metropolitana de Toronto no mês passado subiu 27,7% em relação ao ano passado, e o preço médio de uma moradia em Toronto é agora de mais de 1,5 milhões de dólares. Os números mais recentes estão a alimentar preocupações de uma (potencial) bolha imobiliária.
O ministro das Finanças, Charles Sousa, disse no ano passado que o Ontário não seguirá o caminho da Colúmbia Britânica, que impôs um imposto de 15% sobre os estrangeiros que compram imóveis na região de Vancouver.
Em vez disso, o governo Liberal provincial duplicou o desconto no seu imposto predial para quem compra a primeira casa/apartamento para 4000 dólares e aumentou o mesmo imposto sobre as casas que vendem acima de 2 milhões de dólares.
Sousa admitiu que está a considerar uma série de opções para os próximos passos, e “um imposto estrangeiro é apenas uma delas”.
No Ontário, o mercado imobiliário tem vindo a aquecer não apenas em Toronto, mas em toda a Golden Horseshoe – que engloba a extremidade ocidental do Lago Ontário e regiões ao sul do Lago Erie e norte até a Georgian Bay.
Segundo Sousa, ainda não está claro se os compradores estrangeiros estão a aumentar ou não a procura, mas observou que o Ontário também tem recebido ultimamente uma maior participação de imigrantes interprovinciais. No terceiro trimestre de 2016, cerca de 11 600 pessoas mudaram-se para o Ontário, vindos de outras províncias, o que reverteu uma tendência nos últimos anos de mais pessoas a deixar o Ontário para ir viver em outras províncias, de acordo com dados do Ministério das Finanças.
Um grupo de trabalho federal-provincial ainda está a recolher dados, tentando determinar quais os fatores que estão a direcionar os preços dos imóveis.
O preço médio de venda de imóveis residenciais na GTA atingiu 875 983 dólares em fevereiro, enquanto que na cidade de Toronto foi de 859 186 dólares, um aumento de 19,2%.
Fonte: Canadian Press