Quase um terço de todos os acidentes de bicicleta graves no centro de Toronto são causados por trilhos de elétrico, de acordo com um novo estudo.
O estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Ryerson e da Universidade da Colúmbia Britânica foi baseado em entrevistas com 276 pessoas que ficaram feridas, enquanto pedalavam e deram entrada num dos três departamentos de emergência participantes no centro de Toronto, entre maio de 2008 e novembro de 2009.
Os pesquisadores descobriram que 32 por cento dos entrevistados (87) ficaram feridos em acidentes que envolveram trilhos de elétrico com a grande maioria desses choques (85 por cento) a resultar de pneus dos ciclistas presos nos trilhos. Os outros 15 por cento dos acidentes foram resultado dos pneus das bicicletas derraparem nos trilhos.
De acordo com o estudo, muitos dos acidentes envolvendo trilhos de elétrico ocorreram depois que o ciclista fez uma “manobra súbita” para evitar uma colisão, seja com um veículo, um outro ciclista ou pedestre. O estudo também descobriu que uma maior proporção de ciclistas inexperientes ficaram feridos em acidentes envolvendo trilhos de elétrico, mais do que em colisões com outras causas.
Além de analisar a causa dos acidentes de bicicleta, o estudo também analisou o tipo de estradas e os cruzamentos onde os acidentes de bicicleta tendem a ocorrer.
Constatou-se que 56 por cento das colisões envolvendo trilhos de elétrico aconteceram nas principais ruas com carros estacionados e sem infraestrutura de ciclovia, em comparação com 29 por cento nas principais ruas sem carros estacionados e sem ciclovia. Apenas 8 por cento dos acidentes ocorreram em ruas com ciclovias sinalizadas, que é cerca de metade do número de acidentes com outras causas (15 por cento) que ocorreram em ruas com ciclovias pintadas.
O estudo foi publicado na BMC Public Health na terça-feira.
Fonte: CP24