CANADÁ DEIXA DE EXIGIR VISTO AOS VISITANTES MEXICANOS

O primeiro-ministro Justin Trudeau diz que o Canadá está a deixar cair a obrigatoriedade de visto para os visitantes mexicanos, a partir de dezembro de 2016, enquanto que o México concordou em levantar as restrições de longa data sobre as importações de carne bovina canadiana, em outubro.

Trudeau fez o anúncio na terça-feira, ao lado do presidente mexicano Enrique Pena Nieto, que está em Otava para encontros bilaterais e para cimeira dos líderes norte-americanos, na quarta-feira.
“Nós compartilhamos valores, objetivos e ambições”, disse Trudeau, observando que os dois países estavam a trabalhar para “fazer uma diferença real na vida das pessoas”.

Trudeau também disse que os dois países concordaram em trabalhar mais estreitamente sobre as questões indígenas.

O governo Conservador anterior impôs vistos em 2009 para impedir que fossem feitos milhares de pedidos de asilo por cidadãos mexicanos inelegíveis.
Foi uma decisão controversa que apanhou o governo mexicano desprevenido, e tem permanecido, desde então, como uma questão irritante entre os dois países.

O presidente dos EUA, Barack Obama, vai juntar-se a eles para a cimeira, comumente conhecida como os Três Amigos, na quarta-feira. Um conselheiro da Casa Branca disse na segunda-feira que eles vão concentrar-se num compromisso de toda a América do Norte para reduzir as emissões de metano e divulgar o que o consultor diz que será uma parceria norte-americana abrangente para o clima, energia limpa e ambiente.

A cimeira trilateral do ano passado foi cancelada no meio da disputa Canadá-EUA sobre o oleoduto Keystone XL, e uma luta Canadá-México em curso sobre os requisitos de visto.

Fonte: Canadian Press