ASSESSOR DE POLÍTICA EXTERNA DE JUSTIN TRUDEAU REGRESSA À ACADEMIA

assessorO assessor de política externa do primeiro-ministro Justin Trudeau anunciou na segunda-feira que está a deixar o cargo para regressar à academia.
Roland Paris é o diretor fundador do Centro de Estudos de Política Internacional da Universidade de Otava e professor associado na Escola de Assuntos Públicos e Internacionais, com especialização em segurança internacional. Ele mudou-se com frequência entre o serviço público e as universidades ao longo da sua carreira, servindo anteriormente como um assessor de política externa, em ambos o Departamento de Relações Exteriores e o Gabinete do Conselho Privado, que apoia o trabalho do Gabinete do Primeiro-Ministro. Ele é doutorado pela Universidade de Yale e obteve um mestrado na Universidade de Cambridge.
Paris tem estado sob licença da Universidade de Otava desde que se juntou à equipa do primeiro-ministro em novembro.
Paris ajudou a desenvolver a plataforma de política externa do Partido Liberal antes das eleições de 2015 e participou na preparação do debate federal, com Trudeau. Ele foi, por vezes, crítico da abordagem do governo anterior para a política externa.
Paris permanecerá no seu cargo atual até à Cimeria de Líderes da América do Norte no final do mês, em que o presidente mexicano Enrique Pena Nieto e o presidente dos EUA, Barack Obama, irão visitar Otava. Ele pretende regressar à Universidade de Otava a tempo para o semestre de outono.
A Cimeira dos líderes da América do Norte, também conhecida como «Os Três Amigos», será um encontro internacional raro que não vai exigir uma viagem. Paris tem ido com Trudeau para uma série de cimeiras, incluindo a do G7 no Japão no mês passado, pelo menos duas viagens a Washington, D.C., e Paris no outono passado para as conversações sobre o clima da ONU. A intensidade de trabalhar para um chefe de governo, juntamente com as muitas viagens internacionais, podem ter um desgaste sobre o pessoal do PMO.
Fonte: CTV News