Os agricultores canadianos estão a colher este ano uma das maiores produções de sempre de trigo e canola, na sequência das condições meteorológicas favoráveis que se registaram, terem favorecido a produtividade dos solos, de acordo com o relatório de produção divulgado pela Statistics Canada (Statscan) na sexta-feira.
A Statscan estima a produção total de trigo em 33,026 milhões de toneladas, um aumento de quase 8 por cento face às previsões de agosto, que eram de 30,6 milhões, e ligeiramente acima da média das expectativas do mercado, de 32,9 milhões de toneladas.
A produção superará o recorde anterior de 32,1 milhões de toneladas, atingido em 1990.
A produção de canola, extraída a partir das couves-nabiças ou colzas, deve atingir 15,963 milhões de toneladas, o que significa um aumento de quase 9 por cento face às estimativas anteriores da Statscan, de 14,7 milhões de toneladas, mas uma quebra relativamente à média das previsões do mercado, de 16,6 milhões de toneladas.
O recorde anterior, de 14,6 milhões de toneladas, foi registado em 2011.
O Canadá é o maior produtor e exportador mundial de canola, e o segundo maior exportador de trigo. Canola é uma abreviação do inglês “Canadian oil, low acid” (óleo canadiano com baixo teor em ácido).
Ler mais na pág. 3