SARKOZY ILIBADO NO CASO `L´ÓRÉAL`

Nicolas Sarkozyera acusado de receber doações ilegais para financiar a campanha de 2007 OLIVIER ANRIGO/REUTERS
Nicolas Sarkozyera acusado de receber doações ilegais para financiar a campanha de 2007 OLIVIER ANRIGO/REUTERS
Nicolas Sarkozyera acusado de receber doações ilegais para financiar a campanha de 2007
OLIVIER ANRIGO/REUTERS

A investigação criminal ao ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, acusado de ter explorado a mulher mais rica de França para financiar ilegalmente a sua campanha para as presidenciais de 2007, foi arquivada.
O nome do ex-chefe de Estado foi retirado da lista dos acusados, pelo que Sarkozy já não será julgado no ‘caso L’Oréal’, segundo o ‘Le Monde’. O expresidente era acusado de se ter aproveitado da fragilidade mental da herdeira do império de cosméticos, Liliane Bettencourt. A contabilista de Bettencourt, Clare Thibout, tinha acusado Sarkozy de receber em mão vários envelopes com dinheiro para financiar a sua campanha nas eleições de 2007.
No entanto, o ex-chefe de Estado sempre desmentiu as acusações da referida contabilista, segundo a qual ‘Sarko’ teria visitado várias vezes a herdeira da L’Oréal com o objetivo de pedir dinheiro. Os dois magistrados que conduzem a investigação decidiram, no entanto, dar continuidade ao processo contra outros dez acusados, incluindo o ex-ministro do Trabalho de Sarkozy, Eric Woerth.
A decisão de ‘ilibar’ Sarkozy poderá viabilizar uma eventual candidatura a um novo mandato presidencial.