Philip Lapp, cuja série de contribuições para o programa espacial do Canadá, ao longo de mais de meio século, incluiu ajudar a construir o primeiro Canadarm, faleceu aos 85 anos de idade.
A sua esposa, Colleen Lapp, disse à The Canadian Press que o seu marido morreu num hospital perto de Toronto, na quarta-feira, após doença prolongada.
Entre a lista de realizações do engenheiro aeronáutico inclui-se a ajuda na construção do primeiro satélite do Canadá, trabalhar nas cápsulas da NASA, liderar a divisão de engenharia mecânica no famoso projeto Avro Arrow, considerado o avião militar mais avançado do seu tempo, mas cujo projeto foi cancelado pelo governo de Diefenbaker, em fevereiro de 1959.
Foi também co-fundador da SPAR Aerospace, que construiu o primeiro Canadarm, e co-autor da principal política espacial.
Lapp foi ainda fundamental para a construção do Alouette – o primeiro satélite do Canadá, que levou o país a tornar-se a terceira nação no espaço, depois dos Estados Unidos e da União Soviética.Também ajudou a fundar a Sociedade Astronáutica Canadiana, a predecessora do Instituto de Aeronáutica e Espaço Canadiano.
A sua esposa elogiou o seu lado humano, numa entrevista na quinta-feira. “Ele foi um homem realmente brilhante”, declarou Colleen Lapp. Lapp, que foi nomeado Oficial da Ordem do Canadá, em 1995, deixa a esposa, enteada e três filhos de um casamento anterior.