Um novo relatório sugere que os mercados imobiliários em alta de Vancouver e Toronto estão a desencorajar alguns potenciais vendedores de colocarem as suas casas à venda porque têm medo de se tornarem eles próprios compradores.
O relatório de tendências do mercado da primavera da empresa imobiliária Re/Max, divulgado na quinta-feira, diz que enquanto que os proprietários nestas cidades sabem que as suas casas serão vendidas rapidamente, muitos deles estão relutantes em se tornar compradores no mercado altamente competitivo.
A Re/Max diz que alguns também estão relutantes em listar as suas casas, porque eles acreditam que os preços podem subir ainda mais.
Vancouver e Toronto têm sido os mercados imobiliários mais inflacionados no país, levantando questões sobre acessibilidade, o papel dos especuladores e a influência de compradores estrangeiros.
O preço de venda médio residencial em Vancouver, no primeiro trimestre foi de 1.103.586 dólares, um aumento de 24 por cento em relaçãao ao ano anterior, de acordo com a Re/Max.
O preço médio em Toronto foi de 675.492 dólares, um aumento de 14 por cento.
O relatório sugeriu que a força de Toronto e Vancouver estão a impulsionar os preços em regiões vizinhas, numa altura em que muitos compradores saem em busca de uma casa a preços acessíveis.
O relatório observou que Hamilton-Burlington e Barrie, no Ontário, bem como Victoria viram os preços subir 10 por cento ou mais em comparação com um ano atrás.
Fonte: Canadian Press