PM DE CABO VERDE CONSIDERA “ABSOLUTAMENTE ESTÉRIL” DISCUSSÃO SOBRE CONSTITUIÇÃO DE NOVO GOVERNO

LusaPraia, 30 mar (Lusa) – O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, disse hoje que, nos termos constitucionais, não há como acelerar a constituição do novo Governo, considerando “absolutamente estéril” a polémica sobre este assunto gerada nos últimos dias.

“Não há como, nos termos constitucionais, um Presidente da República acelerar a constituição do novo Governo, pelo simples facto de os prazos estarem na Constituição da República. Portanto, acho que é uma discussão absolutamente estéril e o que devemos fazer é trabalhar para haver uma transição tranquila, serena, como aliás decorreram as eleições”, disse José Maria Neves.

O primeiro-ministro cabo-verdiano, que se prepara para deixar a chefia do Executivo na sequência das eleições legislativas de 20 de março, comentava assim a polémica em torno da indigitação como primeiro-ministro do líder do Movimento para a Democracia (MpD), Ulisses Correia e Silva, antes de serem publicados no Boletim Oficial os resultados finais do escrutínio.