ONTÁRIO GARANTE FUNDOS PARA LINHA DE METRO SCARBOROUGH

Foto de arquivo do Scarborough RT. CityNews
Foto de arquivo do Scarborough RT. CityNews
Foto de arquivo do Scarborough RT. CityNews
Foto de arquivo do Scarborough RT. CityNews

O governo do Ontário confirmou um plano para estender a linha de metro da Bloor-Danforth, desde a estação Kennedy até ao Scarborough City Centre – mas não irá tão longe quanto a cidade queria.
O percurso proposto será de 6,4 km de comprimento e será executado a partir da Kennedy ao longo da atual rota Scarborough RT.
O ministro dos Transportes, Glen Murray, disse que o governo vai disponibilizar até $1,4 biliões para construir pelo menos duas paragens – nas estações da Lawrence e Scarborough City Centre.
Mas o dinheiro irá apenas financiar dois terços da linha de metro aprovada pelo conselho da cidade, contabilizando 400 milhões dólares a menos do que o que foi prometido para o plano original, de construção da linha de trânsito ligeiro (LRT), no local.
Rob Ford, presidente da cidade, tinha afirmado anteriormente que seria necessário aumentar os impostos de propriedade para ajudar a pagar uma linha de metro até à Sheppard. Ainda assim, e no seguimento da intenção da província de avançar para o projeto, Ford divulgou um comunicado chamando o plano para a linha de metro “uma grande vitória para todos nós”, reiterando toda a sua disponibilidade para manter uma relação de trabalho forte com a primeira-ministra e a província do Ontário.
A Metrolinx – que suspendeu a construção do Scarborough LRT – estima, para já, em $85 milhões o custo de cancelamento do projeto, não incluindo penalizações por faltar à palavra no contrato com a Bombardier para os veículos LRT.