As reuniões informais entre Governo e os órgãos de Comunicação Social poderão acabar já em setembro, por ordem do próprio primeiro-ministro, que considerou que esse modelo de briefings, criado pelo secretário de Estado Pedro Lomba, só deu confusão.
Segundo apurou o CM, Pedro Passos Coelho deu esta indicação ao ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, que ficou de lhe apresentar um novo instrumento de comunicação com a imprensa no final deste mês, após regressar de férias.
Esse novo modelo poderá passar pela criação da figura do porta-voz, mas ainda a ser repensado, segundo disse ontem fonte do gabinete de Poiares Maduro.
Certo é que o secretário de Estado Pedro Lomba já não dará a cara nos briefings, conforme declarou, no passado dia 17, em entrevista ao ‘Expresso’.
Fica, no entanto, por esclarecer o papel de João Alvim, cuja nomeação como adjunto de Pedro Lomba foi publicada ontem em Diário da República. Alvim, especialista em Comunicação e Marketing, foi chamado por Pedro Lomba para ajudar na coordenação política, além de ter também competência na área da Imprensa Regional e Local.
Os briefings foram anunciados em junho após a tomada de posse de Pedro Lomba. Começaram por ser diários, depois duas vezes por semana e agora estão cancelados. Para Passos Coelho, a gota de água foi o briefing em que esteve presente o ex-secretário de Estado do Tesouro Joaquim Pais Jorge.