AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA QUER VER SISTEMA DE TÁXI MODERNIZAR-SE NA ESTEIRA DA UBER

uberA Autoridade da Concorrência federal quer que as empresas de táxi sejam mais como o serviço Uber.
Num relatório divulgado na quinta-feira, o Comissário da Concorrência John Pecman disse que os governos locais e provinciais devem eliminar as restrições sobre o número de licenças de táxi que concedem aos condutores, permitir que as pessoas em qualquer lugar possam pedir boleias nos passeios e oferecer aumentos súbitos de preço, que o Uber agora usa para cobrar mais nos momentos em que há maior procura.
Os canadianos gastaram quase $1.2 mil milhões em táxis no ano passado. Um relatório preparado pelas autoridades locais de Otava em outubro concluiu que a média dos preços Uber eram 36 por cento mais baixos do que a tarifa de táxi comparável.
O departamento diz que isso criou uma situação de desigualdade, e que as cidades e províncias devem equilibrar a balança, facilitando as regras sobre os táxis em vez de procurar aumentar a regulamentação.
Kristine Hubbard, a gerente de operações da Beck Taxi, com sede em Toronto, disse que os governos não devem jogar fora todos os regulamentos existentes por causa de uma empresa.
Hubbard salientou que a Beck está aberta a novas ideias, tais como modelos de pagamento com base na procura. Ela lembrou que independentemente das novas regras, a Beck Taxi e a Uber devem ser tratadas da mesma forma.
No mês passado, o presidente de Toronto John Tory disse que enquanto que a Uber está a operar fora da lei, seria impraticável dedicar a polícia e atenção regulamentar necessárias para “desligar” o serviço por completo.
Ainda assim, Toronto juntou-se a outras cidades, incluindo Otava na emissão de multas contra condutores Uber. Montreal tem feito o mesmo e, em alguns casos tem ido mais longe, apreendendo veículos.
Em Calgary, a Uber suspendeu o seu serviço depois que um juiz aprovou uma sentença judicial contra o seu serviço na semana passada.
As cidades controlam o licenciamento de táxis, e em algumas áreas o valor de uma matrícula de táxi chegou a seis dígitos.
O relatório da Autoridade da Concorrência constatou que o custo de uma única matrícula de táxi em Toronto em 2012 tinha um custo de $360.000.
As recomendações do relatório não são vinculativas.
Fonte: Canadian Press