As pessoas que têm sangue do tipo O têm duas vezes mais probabilidades de serem picadas por mosquitos. De acordo com um estudo japonês, este tipo de sangue é mais detetável por insetos do que qualquer outro.
O grupo sanguíneo é apenas uma das razões para que cerca de 20 por cento da população mundial seja altamente atraente para estes pequenos insetos. Outra preferência está relacionada com a ingestão de cerveja, segundo um outro estudo, publicado no ‘Jornal da Associação Americana de Controlo de Mosquitos’. O consumo de apenas uma garrafa desta bebida alcoólica aumenta o risco de ser picado pelo inseto.
A mesma associação garante ainda que estes ‘sugadores de sangue’ são quinhentas vezes mais ativos em noites de Lua Cheia. Mais: uma experiência realizada pelo cientista holandês BartKnols, reputado especialista em mosquitos, veio acrescentar que há um cheiro que aguça o apetite a estes pequenos sanguinários – o forte odor de pés sujos.
O investigador concluiu que 75 por cento dos insetos mostraram tendência para lhe picar o pé quando estava transpirado.
Se acha que estes insetos têm gostos apurados, fique também a saber que os mosquitos tendem a perceber se uma mulher está grávida ou não. As futuras mães são picadas com mais frequência do que as outras mulheres. Segundo um estudo realizado na Gâmbia, no continente africano, as mulheres respiram 21 por cento mais nos estágios mais avançados da gravidez, atraindo os mosquitos devido à humidade e dióxido de carbono resultantes da respiração.
Além disso, a barriga das grávidas é quase um grau mais quente do que o normal, o que produz substâncias no suor muito atrativas para os mosquitos.