Sistema de controlo de fronteira facilita circulação de pessoas e bens entre Portugal e Luanda. Nove segundos. É o tempo médio de cada transição feita no aeroporto de Lisboa através do novo Mecanismo de Agilização dos Procedimentos de Controlo de Fronteira entre Portugal e Angola, inaugurado ontem pelo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e o ministro do Interior de Angola, Ângelo Veiga Tavares. O novo sistema permite que o controlo das entradas e saídas dos aeroportos, de Lisboa, Porto e Luanda, seja feito de forma mais rápida através do controlo automático e da separação de passageiros com voo direto entre os dois países. Para o ministro Miguel Macedo esta “é a primeira etapa no relacionamento dos dois países”. O ministro do Interior de Angola agradeceu a “resposta rápida” ao seu pedido na última cimeira do CPLP, em Luanda.
Qualquer cidadão dos dois países, maior de 18 anos, com visto emitido e com passaporte, pode usufruir deste sistema através da adesão a um pré-registo no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras ou no Serviço de Migração e Estrangeiros de Angola.
O sistema está operacional no aeroporto de Lisboa, e ficará ativo no Porto nos próximos dias. Em Angola o sistema só estará ativo depois da construção do novo aeroporto.