Los Angeles Lakers, Boston Celtics e New York Knicks, são três das equipas de maior sucesso e prestígio da Liga Norte-americana de Basquetebol, a NBA e falham pela primeira vez em conjunto os “play-off” do campeonato.
Ao todo, as três equipas somam 35 títulos, 17 dos Celtics, 16 dos Lakers e dois dos Knicks, e a época de 2013-2014, uma fase que termina agora e marca um capítulo negro na história dos clubes.
Para os Los Angeles Lakers, esta é mesmo a pior temporada de sempre, com 26 vitórias e 55 derrotas, que colocam os californianos na 14.ª e penúltima posição da Conferência Oeste. Esta é a sexta vez, em 66 épocas, que não se qualificam para os “play-off”.
Nos New York Knicks, nem a boa época de Carmelo Anthony, média de 27,4 pontos por jogo, chegou para conduzir aos “play-off” os nova-iorquinos, que vão terminar a fase regular da Conferência Este na 9.ª posição, a primeira dos não apurados.
Os Boston Celtics não foram além de 25 vitórias e 56 derrotas e vão terminar na 12.ª posição na Conferência Este.
Após a saída do treinador Doc Rivers para os Los Angeles Clippers e dos jogadores Kevin Garnett e Paul Pierce para os Brooklyn Nets, que foram elementos importantes no último título da equipa na NBA em 2008, o dono dos Boston Celtics, Wyc Grosubeck, disse que a equipa estava em fim de ciclo e precisava de ser reconstruída, justificando assim a má época.