25% DOS CANADIANOS ACHAM AVISOS OFICIAIS EXAGERADOS

Foto: Anna Shvets/Pexels
Foto: Anna Shvets/Pexels

Os avisos das autoridades sobre o novo coronavírus são exagerados. Quem o diz são 25% dos canadianos, como revela um novo estudo de opinião.

Um novo inquérito sugere que um segmento de canadianos desconsidera os avisos oficiais relativos à covid-19. Quase um quarto dos entrevistados acha que as autoridades de saúde pública e os governos exageram nos seus apelos, nomeadamente no que toca ao distanciamento social.

O estudo conduzido pela Leger e a Association for Canadian Studies foi divulgado no dia 15 de setembro. Na análise regional, concluiu que em Alberta, os inquiridos tendem a desconfiar mais das diretrizes de combate à covid-19, seguindo-se as províncias atlânticas e o Québec. Já Ontário é a província onde os inquiridos mais confiam nos conselhos oficiais.

Por outro lado, os mais jovens também são os que mais desvalorizam os avisos das autoridades. No geral, contudo, uma maioria de 57% revela ter relaxado na adesão às recomendações no último mês. O inquérito sugere que há menos pessoas a usar máscaras, a manter a distância de dois metros e a evitar ajuntamentos.