O governador do Banco do Canadá Stephen Poloz foi votado o 2015 Business Newsmaker of the Year do Canadá na sondagem anual de redações do país pela The Canadian Press.
Poloz foi a escolha de jornalistas por causa do seu trabalho ao longo de um ano turbulento. Ele passou 2015 a analisar uma economia prejudicada pelos baixos preços do petróleo, empurrada para uma recessão técnica e, posteriormente, submetida a uma outra queda na taxa de referência.
“Nenhuma outra figura ligada ao mundo dos negócios foi motivo de manchetes e teve um impacto tão grande sobre a economia do Canadá como Poloz teve – para o melhor, ou para o pior”, escreveu o editor de negócios da Maclean’s Jason Kirby.
Ao escolher Poloz, Daniel Tencer do Huffington Post Canada disse que as decisões de Poloz este ano vão ter um impacto maior sobre um largo número de canadianos do que quaisquer outros líderes empresariais.
Tencer também apontou para a consequência potencialmente arriscada das ações de Poloz de cortar taxa: incentivar os canadianos a acumular mais dívida.
Olhando para o futuro, Poloz, que assumiu o gabinete do governador de Mark Carney, em junho de 2013, (ainda) prevê que o Canadá continua no bom caminho para uma recuperação económica.
Fonte: Canadian Press
…