PODE O CANCRO SER DETETADO ATRAVÉS DE UM SIMPLES EXAME DE SANGUE?

Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons

As pessoas à procura de testes de deteção precoce do cancro podem agora encontrar as respostas que procuravam através de um simples exame de sangue.
O teste de sangue ONCOblot é anunciado como sendo capaz de detetar e identificar a proteína ENOX2 no sangue, que existe apenas na superfície de uma célula de cancro maligno. A empresa gaba-se de ser capaz de detetar mais de 25 diferentes tipos de cancro, e pode encontrar marcadores que indicam a presença de mesotelioma quatro a 10 anos antes do aparecimento dos sintomas clínicos.
O teste também é capaz de revelar o tecido de origem da proteína ENOX2, permitindo que os médicos possam concentrar-se especificamente na área de deteção.
O exame de sangue ONCOblot, que está disponível desde 2013, está em processo de procurar a aprovação pela Food and Drug Administration dos EUA, e não foi aprovado pela Health Canada.
No entanto, as pessoas interessadas em fazer o teste podem solicitar um kit de teste do seu médico, submeter uma amostra de sangue e enviá-la para o laboratório ONCOblot em Indiana. Em cerca de três semanas terão os resultados de volta, e a empresa promete uma taxa de precisão de 99,4 por cento.
O custo para o teste varia de acordo com o médico, e o ONCOblot recomenda que todos os pacientes solicitem e enviem os testes através do seu médico. Eles fornecem uma lista de médicos que usam o teste ONCOblot no seu site. Presentemente, há um médico listado no Canadá – Dr. Akbar Khan, no Medicor Cancer Centres em Toronto.
Fonte: Citynews